Interatividade
--Conceito
A interactividade num ambiente virtual consiste na possibilidade de um utilizador dar instruções ao sistema através de acções que ele efectua nele e nos seus objectos. O sistema pode transformar-se e adaptar-se consoante as acções do utilizador.
--Caraterísticas e componentes
A comunicação: Permite uma transmissão reciproca entre o utilizador e o sistema.
O feedback: Permite a manipulação de objectos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais emitidos pelo utilizador.
O controlo e resposta: Permite ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos.
O tempo de resposta: É o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um objecto de um determinado ambiente virtual e a alteração criada no sistema.
A adaptabilidade: É a capacidade que o sistema tem de modificar o ambiente virtual conforme as acções do utilizador.
--Níveis segundo a relação Homem-Máquina
Reativo: Neste nível o utilizador não controla totalmente o conteúdo do ambiente virtual. O feedback e a interacção são controlados pelo sistema, ou seja, é o sistema que controla o desenrolar da acção.
Coativo: Neste nível o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
Proativo: Neste nível o utilizador já controla todas as acções desenvolvidas neste ambiente virtual.
--Níveis segundo a ação sensorial
Elevado: O utilizador encontra-se num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.
Médio: Apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados, tendo assim um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num ambiente virtual.
Baixo: O utilizador não se sente como uma parte do ambiente virtual, estando apenas alguns dos seus sentidos a ser utilizados.
--Tipos de interatividade
-Interatividade linear;
-Interatividade de suporte;
-Interatividade hierárquica;
-Interatividade sobre objectos;
-Interatividade reflexiva, de hiperligação;
-Interatividade de actualização e construtiva.

A comunicação: Permite uma transmissão reciproca entre o utilizador e o sistema.
O feedback: Permite a manipulação de objectos do ambiente virtual a partir de estímulos sensoriais emitidos pelo utilizador.
O controlo e resposta: Permite ao sistema regular e actuar nos comportamentos dos objectos.
O tempo de resposta: É o tempo que decorre entre a acção do utilizador sobre um objecto de um determinado ambiente virtual e a alteração criada no sistema.
A adaptabilidade: É a capacidade que o sistema tem de modificar o ambiente virtual conforme as acções do utilizador.
Reativo: Neste nível o utilizador não controla totalmente o conteúdo do ambiente virtual. O feedback e a interacção são controlados pelo sistema, ou seja, é o sistema que controla o desenrolar da acção.
Coativo: Neste nível o utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das acções desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
Proativo: Neste nível o utilizador já controla todas as acções desenvolvidas neste ambiente virtual.
Elevado: O utilizador encontra-se num ambiente virtual, onde são estimulados todos os seus sentidos.
Médio: Apenas alguns sentidos do utilizador estão a ser utilizados, tendo assim um controlo limitado sobre o desenrolar da acção num ambiente virtual.
Baixo: O utilizador não se sente como uma parte do ambiente virtual, estando apenas alguns dos seus sentidos a ser utilizados.
--Tipos de interatividade
-Interatividade linear;
-Interatividade de suporte;
-Interatividade hierárquica;
-Interatividade sobre objectos;
-Interatividade reflexiva, de hiperligação;
-Interatividade de actualização e construtiva.
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